Encerramento de Contratos

Condução de contratos em processo de conclusão e finalizados.

Como Funciona

Quando o contrato chega ao fim, proprietário solicita o imóvel ou o inquilino resolve devolvê-lo, o contrato entra no processo de encerramento.

Para isto, foram criados duas situações para o contrato dentro do sistema:

  1. Encerrando
    São contratos que estão sendo finalizados, porém ainda possuem quaisquer pendências, seja cobranças em aberto, vistoria, entrega das chaves ou qualquer outra providência que deva ser tomada.
  2. Encerrado
    São os contratos que não possuem nenhuma pendência em aberto e cujo cadastro vai para o arquivo.

Isto pode ser feito dentro do cadastro do contato (clicar no botão ) e indo até a opção "Situação".

Há também a possibilidade de Cancelar o contrato, quando houver desistência de uma das partes.


NOTAS IMPORTANTES

  1. Somente contratos sem nenhuma cobrança em aberto poderão ser encerrados, cancelados ou excluídos.
  2. Caso haja alguma cobrança pendente já gerada, efetue a baixa antes de alterar a situação do contrato para "Encerrado".
  3. Se ainda houver alguma pendência para resolver, mas você já deseja liberar o imóvel para ser cadastrado em um novo contrato, você pode alterar a situação do contrato antigo para "Encerrando".
    Neste caso, a situação do imóvel será alterada automaticamente para "Disponível".
  4. Contratos com a situação "Encerrando" só podem ser alterados para as situações "Encerrado" ou "Cancelado".
  5. Não é possível alterar um contrato com situação "Encerrando" ou "Encerrado" para a situação "Ativo" novamente.
  6. Não é possível criar novas fichas financeiras ou gerar novas parcelas para um contrato com a situação "Encerrando".
    No entanto, você pode gerar cobranças avulsas para o mesmo.