Acordos

Gerencie acordos de cobranças em atraso

Como Funciona

Eventualmente, contratos de locação podem sofrer com atrasos no pagamento dos aluguéis, seja por má índole do locatário ou por motivo de força maior.

Na segunda situação, é possível reorganizar as cobranças em aberto, realizando um acordo de pagamento com o locatário, de forma que fique satisfatório para as partes.

Para gerenciar este acordo, foi desenvolvido um módulo específico, que abarca as cobranças em aberto que forem negociadas e gera suas próprias cobranças, a fim de solucionar a pendência financeira.


Inclusão de Acordo

Acordos

Caso o contrato possua cobranças em aberto, acesse a opção "Contratos » Acordos", clique no botão "Incluir Novo" e selecione o contrato desejado.

Em seguida, serão exibidas na tela informações sobre o contrato e todas as parcelas que estão em aberto (incluindo aquelas que já foram cobradas, mas ainda não estão vencidas).
Por padrão, todas as parcelas já vêm selecionadas, mas você poderá marcar somente aquelas que desejar incluir no acordo.

Na seção "Detalhes do Acordo", você verá os campos para calculo do acordo e criação das cobranças vinculadas ao mesmo:

  • Data do Acordo
    Refere-se à data em que o acordo foi fechado.
    Já vem com a data atual preenchida, mas pode ser alterada, conforme a necessidade.
  • Valor da Dívida
    Valor da dívida calculado para a data do acordo.
  • Valor da Multa
    Este campo é opcional.
    Tem a finalidade de incluir um valor extra de multa pelo atraso.
  • Valor dos Juros
    Semelhante ao campo anterior, refere-se a eventual juro pelo acordo.
  • Valor do Desconto
    Caso seja negociado algum desconto nas parcelas em atraso, informar neste campo.
  • Valor Acordo
    Este campo é calculado automaticamente com base nos campos anteriores.
    Refere-se ao valor final que será criado o acordo, já considerando as parcelas em atraso selecionadas e eventuais multas, juros e descontos.
  • Valor da Entrada
    Caso tenha sido acordado o pagamento de uma entrada para o acordo, informar neste campo.
  • Data da Entrada
    Informe a data de quando a entrada do acordo será/foi paga.
  • Multa por Atraso
    Informe o percentual que será cobrado nos boletos, caso as parcelas do acordo sejam pagas com atraso.
  • Juros por Atraso
    Semelhante ao campo anterior, destinado à cobrança de juros por atraso de pagamento das parcelas do acordo.
  • Dia de Vencimento
    Selecione em que dia do mês vencerão as demais parcelas do acordo.
  • Dia do 1º Vencimento
    Informe a data que será o vencimento da primeira parcela do acordo.
    A partir daí, o sistema irá calcular o vencimento das demais parcelas.
    Desconsidere a data do pagamento da entrada, ao informar este campo.
  • Quantidade de Parcelas
    Informe em quantos pagamentos será liquidado o acordo, desconsiderando o pagamento da entrada.
  • Valor da 1ª Parcela
    Campo calculado automaticamente, com base no valor do acordo, descontada a entrada e considerando o número de parcelas.
    Caso haja uma diferença na hora de dividir o valor pelo número de parcelas, ela será ajustada automaticamente na primeira parcela do acordo.
  • Demais Parcelas
    Este campo é calculado automaticamente e informa o valor a partir da segunda parcela do acordo.
  • Honorários
    Caso tenham sido negociados honorários pelo fechamento do acordo, digite neste campo.
    Este valor não é utilizado para cálculos, servindo apenas para fins informativos.
  • Observações
    Neste campo, você pode digitar qualquer informação relevante a respeito do acordo, incluindo condições, requisitos e demais notas que sejam pertinentes.

Ao final, clique em "Gravar" e o acordo estará disponível na listagem para emissão dos boletos para o locatário.


ATENÇÃO

Todos os boletos gerados para o acordo poderão ter a cobrança da tarifa bancária do convênio, conforme especificação no cadastro do contrato.
Caso não seja para cobrar esta tarifa, esta opção deve ser alterada no contrato ANTES de gravar o acordo (podendo ser retornada à condição anterior, após a gravação).


Baixa da Cobrança

A baixa da cobrança é feita normalmente, na mesma tela da baixa das demais cobranças, com possibilidade de lançar automaticamente o valor pago na prestação de contas do proprietário.


Finalização e Cancelamento

Ao final do pagamento de todas as parcelas, o acordo poderá ser finalizado.

Por qualquer motivo que se apresente (quebra de acordo ou outro), o acordo poderá também ser cancelado.