Cadastro de Clientes

Cadastro geral de locadores, locatários, fiadores e procuradores

Cadastro Unificado e Perfil

O cadastro do cliente é unificado.
Isso significa que você cadastra o cliente apenas uma vez e pode utilizá-lo como locador, locatário ou fiador em um contrato.

Por exemplo, ao incluir um locador, você está incluindo o cadastro de um cliente e associando o perfil de "Locador" a este cadastro.
Mais tarde, se este mesmo locador firmar um contrato de outro imóvel, como locatário, os dados já estarão gravados no sistema, sendo necessário apenas associá-lo ao perfil de "Locatário" também.


Como Fazer?

Para realizar o cadastro, basta acessar a opção correspondente do menu ("Cadastros » Locadores", "Cadastros » Locatários", "Cadastros » Fiadores" ou "Cadastros » Procuradores"), clicar no botão "Incluir Novo" e digitar o CPF ou CNPJ do cliente.

Tela de Pré-Cadastro de Clientes

O sistema fará uma verificação e, se o cliente já estiver cadastrado, será criada a associação com este novo perfil automaticamente e você será redirecionado para a tela de cadastro, para que confirme os dados já armazenados e atualize algum campo, caso seja necessário.

Se o cliente ainda não estiver cadastrado, você poderá digitar seus dados na tela seguinte (após clicar no botão "Prosseguir") e, ao clicar em "Gravar", os dados são inseridos no banco de dados e a associação com o perfil selecionado é feita também de forma automática.


Objetivo dos Perfis

Menu do Cadastro de Clientes

Esta separação dos perfis auxilia nas listagens e relatórios, onde um inquilino não é exibido na mesma lista que um proprietário.
Desta forma, facilita na busca por um determinado cliente, mantendo o cadastro conciso.


Notas

  1. O campo "Email" permite a inclusão de mais de 1 endereço de email por cliente.
    Para isto, basta digitar o primeiro endereço, apertar a tecla "Enter" ou "Tab" e digitar o próximo endereço de email.

    Caso queira excluir algum email, basta clicar no "X" de cada etiqueta que é criada neste campo e, ao final, clicar em "Gravar".

    Cadastro de Emails
  2. O campo "Observações" é destinado a incluir anotações diversas sobre o cadastro.
    Porém, se você necessita realizar anotações de ocorrências para o cliente (de forma mais organizada e com ordenação histórica), após gravar o cadastro, utilize a opção "Anotações", disponível no menu personalizado deste cadastro, na listagem de clientes (último botão da linha correspondente).

    Tanto as informações do campo "Observações", quanto no histórico de "Anotações" são para uso interno e não são exibidos em nenhum documento ou tela que seja disponível para os clientes.